Acontece > Notícias


Educadores do Pará são convidados a debaterem sobre a consolidação do cooperativismo na educação

05 de Novembro de 2018
Instituto Sicoob

Sob o tema ECOS da Cooperação, a terceira edição do Encontro do Cooperjovem, promovida em Castanhal (PA), reuniu cerca de 150 professores, educadores e convidados para debaterem a formação do futuro cooperativista e o fortalecimento da educação dentro e fora das salas de aula.

Proporcionado pelo Instituto Sicoob, juntamente das Cooperativas Sicoob Cooesa e Sicoob Unidas, em parceria com o Sescoop/PA e as prefeituras municipais de Castanhal e Santa Izabel, o evento contou com palestras motivacionais, apresentações culturais e a premiação do Projeto Educacional Cooperativo (PEC), destaque com Boas Práticas 2018.

Para a supervisora do Instituto Sicoob, Júlia Fagan, a disseminação dos princípios cooperativistas é feita de forma conjunta, o que contribui para a diminuição de diversas problemáticas sociais vivenciadas nas comunidades onde as escolas estão situadas. “Contamos com cada educador envolvido no Cooperjovem para a continuidade do programa nos próximos anos. A ideia é ecoarmos e potencializarmos, ainda mais, os participantes nos municípios paraenses a fim de expandir e atingir mais professores impactando mais comunidades”, elucidou Fagan.

O evento trouxe, para uma abertura e cerimonial alegre e descontraído, a trupe de palhaços Trupeço e outras diversas atividades culturais. Na sequência, o professor e palestrante João Carlos Oliveira apresentou aos professores uma palestra motivacional voltada ao tema “Educação para democracia e liderança social”. Como ponto alto do evento foi realizada a exposição da escola destaque Prêmio PEC 2018, que articulou boas práticas de cooperação e foi eleita vencedora por meio de análises da comissão avaliadora. A escola contemplada foi EMEIF Eronildes Farias de Carvalho, do município de Castanhal, que recebeu um notebook como premiação.

No Pará, o Programa do Cooperjovem já alcançou 22 escolas e mais de 290 professores, além de 6.043 alunos que foram beneficiados nos municípios de Castanhal e Santa Izabel.  O Programa fomenta em toda região uma proposta educacional construída com os princípios, valores e a prática da cooperação. O Instituto Sicoob desenvolve este programa desde 2013, tendo como público alvo professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.  Capacita os professores para que de forma interdisciplinar e transdisciplinar consigam aprimorar a prática educativa junto com seus alunos e comunidades escolares, se apropriando da cultura da cooperação como uma ferramenta propulsora de mudança e transformação social.



VOLTAR