Acontece > Notícias


Fundadas as primeiras Cooperativas Mirins da Região Norte do Brasil

08 de Dezembro de 2017
Instituto Sicoob

O bairro do Guamá, Belém – PA, é o local escolhido para sediar a as primeiras cooperativas mirins da Região Norte do Brasil. Com o apoio do Instituto Sicoob, Sicoob Cooesa, Sistema OCB/PA e a organização Espaço Cultural Nossa Biblioteca, a Assembleia Geral de Constituição de duas singulares do programa aconteceu no auditório da Central Sicoob Unicoob - Regional Amazônia, junto aos novos cooperados.

Formada por 33 crianças, entre 8 a 13 anos, a Cooperativa Flor do Norte, escolheu como objeto de aprendizagem a confecção de livros de poemas, contos, minicontos e parlendas, enquanto a Cooperativa Guamá Primeira do Norte, formada por 24 adolescentes de 14 a 17 anos, optou por trabalhar com obras acerca da história da instituição sede. Ambas as cooperativas têm por objetivo promover a responsabilidade, o compromisso e a cidadania visando principalmente a prática do cooperativismo como uma experiência do empreendedorismo.

“É de suma importância essa oportunidade em que as crianças aprendem, desde cedo, a serem cidadãos conscientes e não dependentes do capitalismo buscando outra forma de se organizar economicamente”, afirma a professora orientadora das cooperativas, Joana Chagas.

As iniciativas para a implantação do programa no Pará deram início em maio deste ano onde, por meio de um curso de capacitação sobre cooperativas mirins, diversas instituições e professores sentiram-se interessados em poder participar e buscar melhores oportunidades de inclusão e transformação da realidade de pais e filhos através do cooperativismo. 

“No nosso bairro há muita criminalidade, mas também muita cultura. Queremos um futuro melhor para todos nós. Há crianças aqui que querem ser empresárias, jogadores de futebol e escritores. Todos esses sonhos são possíveis de realizar, basta acreditar e se esforçar para que se realizem”, afirmou a presidente da Flor do Norte, Maria Niele Soeiro.

A Assembleia de Constituição, contou com a presença da Vice-Diretora Regional do Instituto Sicoob, Vera Almeida, Presidente da Cooperativa Sicoob Cooesa, Francisca Uchôa, do Diretor Regional da Central Sicoob Unicoob, Elisberto Torrecillas e do Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol. O evento foi palco para a deliberação de membros da Diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal além das aprovações de estatuto, logomarca e objeto de aprendizagem das cooperativas.

Para a Presidente do Sicoob Cooesa, Francisca Uchôa, o Sistema Sicoob acredita ser parte responsável das comunidades onde está inserido. “Temos a obrigação de nos preocupar com o entorno onde as cooperativas funcionam. Nossa preocupação é com o desenvolvimento da sociedade. Este é o trabalho que iremos desenvolver pelas Cooperativas Mirins, promover que as crianças ditem futuramente as normas do cooperativismo e continuem essa história”, declara Uchôa.

Programa Cooperativa Mirim

O Programa Cooperativa Mirim fomenta a formação de cooperativas nas escolas e instituições que atendam crianças e adolescentes. A Cooperativa Mirim é uma associação de alunos que, sob a orientação de um Professor Orientador, se unem voluntariamente visando satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo.

Essas cooperativas fundadas são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos da instituição social ou instituição de ensino regular – públicas ou particulares – e  tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica disseminando os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos  interesses com a comunidade, na produção de bens ou prestação de serviços, obtendo, por fim, responsabilidades sociais, morais e econômicas dentro e fora do ambiente escolar, com distribuição dos resultados proporcionais entre os membros participantes.

Nas Cooperativas Mirins os alunos produzem trabalhos artesanais, como caixas decoradas, pintura em tela, panos de prato pintados à mão, objetos de decoração com recicláveis, e doces como brigadeiros, bolos e biscoitos. O desenvolvimento dos produtos acontece sob a orientação do professor orientador e demais profissionais da escola capacitados pelo Instituto Sicoob.

É importante ressaltar que a finalidade está na prática pedagógica, na vivência do cooperativismo, de seus valores, e na formação de futuras lideranças cooperativistas e empreendedoras.



VOLTAR