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Instituto Sicoob atende 645 pessoas durante Semana de Educação Financeira no Rio

17 de Maio de 2017
Instituto Sicoob

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Sicoob realizou na última semana, entre os dias, 08 e 12 de maio, o evento Consultoria Financeira, no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. A ação foi gratuita e promoveu diversas palestras sobre educação financeira e atendimento individualizado com orientações financeiras.

De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Sicoob, 85% dos atendimentos foram para casos de endividamento com cartões de crédito, parcelas e juros a pagar. Segundo a pesquisa, os demais 15% do público participante se dividiu entre a orientação para melhor uso do dinheiro frente ao orçamento e para investimentos. Ao longo dos cinco dias de evento (8 a 12 de maio), planejadores financeiros e voluntários do Instituto Sicoob atenderam diretamente 645 pessoas.

Os planejadores e voluntários do Instituto Sicoob realizaram atendimentos individualizados para a população, para tirar dúvidas sobre organização do orçamento, cálculo de juros e dar dicas sobre possíveis problemas, endividamentos e outros assuntos ligados à educação financeira. De acordo com a coordenadora do evento, Silvana Lemos, a avaliação é a constatação que tão pouco a população sabe sobre educação financeira e o mais gratificante foi ver a satisfação tanto das pessoas atendidas quanto dos voluntários que prestaram este serviço.

A voluntária Márcia Silveira fez mais de 30 atendimentos no decorrer da semana. O caso que mais a preocupou foi o de um rapaz de 22 anos que mora com 11 familiares numa casa humilde. Ele é um dos que mais contribui em casa com seu salário de R$ 1.200,00 mensais como vendedor, paga faculdade e se forma dentro de três semestres. “Ele vai começar numa profissão nova, quer aprender inglês para se qualificar e precisa tirar carteira de habilitação para dirigir. O dilema dele é ter que escolher entre ajudar a manter a família ou seguir em frente”, disse Márcia Silveira, tocada pela situação.

O voluntário Victor Pires, do Sicoob Central Rio, chegou nervoso temendo não poder ajudar tanto e ficou surpreso ao descobrir que o conhecimento que tem a grande maioria das pessoas não dispõe. Pires relatou que atendeu uma senhora que devia o cartão de crédito há três meses. “Pensou até em vender o imóvel, mas ficou mais tranquila ao ser informada do limite que poderia dispor para tentar uma renegociação. Saiu de bom astral e eu também me senti muito bem em ajudar”, contou.

Rebeca Joviana e Paulo são casados e sócios numa microempresa de produção audiovisual. Paulo andou namorando a compra de um carro novo. Rebeca era contra. O juiz foi o voluntário Márcio Lambranho, do Sicoob Empresas. Lambranho percebeu que o maior problema nesse caso era separar as duas despesas: a pessoal e a da empresa e bateu o martelo: “Vocês precisam definir o pro labore de cada um”.  No fim das contas, a ideia do carro deu marcha à ré e os sócios, em vez de discutir a relação, saíram pensando nos valores dos respectivos ganhos. 

O presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, declarou que já participou de muitos momentos no cooperativismo, mas as horas que pode exercer a função de Consultoria na praça, com as pessoas falando de suas vidas, contando seus dramas, essas lembranças nunca sairão da sua memória.

Participaram da ação 75 voluntários. O evento teve a parceria da Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, da Porto Seguro e do Sebrae/RJ, e contou com o patrocínio do Sescoop/RJ.


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