Acontece > Notícias


Instituto Sicoob inicia Cooperjovem no Estado do Rio


O Instituto Sicoob em parceria com o Sistema OCB/Sescoop iniciaram o Programa Cooperjovem no estado do Rio de Janeiro. O objetivo é disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas. O primeiro município a aderir ao programa foi o de Mendes.  A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Sicoob, o Sistema OCB Sescoop/RJ, o Sicoob Cremendes e a Prefeitura Municipal foi realizada na abertura da semana pedagógica com a presença de todos os professores da rede.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Leandra Miranda de Castro, entendeu a proposta metodológica do projeto e imediatamente identificou as três escolas localizadas nos bairros de Água Fria, Martins Costa e Cinco Lagos, os mais carentes do município, como as prioritárias para realização das atividades. “O que eu quero com os meus alunos é que eles possam ter sonhos”, afirmou Castro. A Secretária nos contou que nestas comunidades as crianças dizem que não querem estudar porque elas vão trabalhar abrindo porteira nos hotéis fazenda como os pais. “Meu compromisso é mostrar para estas crianças e jovens que existem outras perspectivas além dessa”, concluiu Leandra Miranda de Castro.

Os 30 professores que participarão do programa foram sensibilizados com jogos cooperativos promovidos pelo especialista Fábio Brotto. O grupo foi levado a refletir sobre individualismo e cooperativismo através de exercícios corporais. As dinâmicas e os debates também provocaram um debate entre os professores sobre autoridade e autoritarismo. A próxima capacitação acontecerá dias 22 e 23 de março.



VOLTAR