Acontece > Notícias


Instituto Sicoob premia Centrais com maior desempenho na 6ª Semana ENEF

19 de Agosto de 2019
Instituto Sicoob

No dia 14 de agosto, o Instituto Sicoob premiou as Centrais que realizaram maior número de ações relacionadas à Educação Financeira durante a 6ª Semana ENEF, que aconteceu entre os dias 20 e 26 de maio de 2019.

Como maneira de estimular e mobilizar as cooperativas, o Instituto criou o Desafio da Semana de Educação Financeira. Foram estabelecidos critérios e as Centrais foram divididas em três categorias, de acordo com a quantidade de singulares que fazem parte.

A cerimônia de premiação das Centrais vencedoras do desafio aconteceu na Reunião do Conselho de Administração do Sicoob Confederação e contou com a presença dos presidentes de todas as Centrais, assim como de Marco Aurélio Almada, presidente do Instituto Sicoob, Luís Mansur, chefe do BC/Depef e Maurício Moura, Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central do Brasil.

As categorias criadas para o Desafio da Semana de Educação Financeira foram a) até 11 singulares; b) de 12 a 30 cooperativas; e c) mais de 31 cooperativas. As vencedoras de cada categoria foram, respectivamente, Sicoob Central Rio, Sicoob Central Unicoob e Sicoob Central Crediminas.

Na ocasião, o diretor do BCB ressaltou a importância do cooperativismo no resultado da Semana ENEF, sendo responsável por 82% do total de ações realizadas. Maurício Moura elogiou o aumento de 446% de ações do Sicoob em comparação com o ano anterior e afirmou que “é importante reconhecer o empenho do sistema, assim como a qualidade da parceria realizada com o Banco Central para levar Educação Financeira à população”.

Neste ano, o Sicoob realizou 4.584 ações presenciais e online durante os dias 20 e 26 de maio, representando 31% do total das atividades organizadas na Semana ENEF. “Esse resultado positivo é reflexo do trabalho das cooperativas, que se engajaram e organizaram diversas ações de Educação Financeira que levam informação à sociedade”, comenta Luiz Edson Feltrim, Superintendente do Instituto Sicoob.

Semana ENEF

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) e tem como objetivo mobilizar, concentrar e promover as principais ações de educação financeira de instituições público e privadas do Brasil. 
Durante a Semana ENEF, representantes financeiros de todo o país promovem ações educacionais nas ruas, nas escolas, nas universidades e demais locais para sensibilizar e informar a população sobre a importância da saúde financeira, previdenciária e de seguros.

“A Educação Financeira favorece um planejamento direcionado para ajudar a organizar as contas de uma pessoa, de uma família ou de uma atividade produtiva”, finaliza Luis Edson Feltrim.



VOLTAR