Acontece > Notícias


Intercooperação marca lançamento do Instituto Sicoob em Leme (SP)

08 de Março de 2019
Instituto Sicoob

Cooperativas Sicoob Crediacil e Sicoob UniMais Mantiqueira se uniram para aderir aos programas do Instituto Sicoob na cidade; singulares poderão atuar de maneira estratégica para impactar comunidades

O Instituto Sicoob chegou em Leme (SP). Em um exercício de intercooperação, as cooperativas Sicoob Crediacil e Sicoob UniMais Mantiqueira se uniram para lançar o Instituto Sicoob na cidade e, de agora em diante, passam a receber auxílio e apoio da organização para poder atuar de maneira mais estratégica nas comunidades, por meio da execução dos programas, projetos e ações do Instituto.

Embora o evento de lançamento oficial tenha ocorrido na terça-feira (26), em cerimônia realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Leme (Acil), de segunda (25) a quarta-feira (27) uma equipe do Instituto Sicoob formada pela gerente, Emanuelle Moraes, e pela Analista de Projetos Priscila da Silva Fonseca, além de Julia Fagan, representando a Central Sicoob Unicoob, ministrou treinamentos para capacitação dos colaboradores que atuarão como voluntários nas ações a serem realizadas futuramente e também daqueles que serão as Pessoas de Apoio Estratégico (PAE) nas cooperativas, responsáveis pelo gerenciamento do Instituto dentro das singulares. 

A diretora administrativa do Sicoob Crediacil, Érica Fabiana Machado, revela que já vinha buscando a implantação do Instituto na cidade há cerca de três anos e que poder trabalhar com a metodologia é uma realização. “É uma satisfação que transborda no coração e um sentimento de que o desafio ‘de fazer acontecer’ agora é real e está somente no início.”

Aderir aos programas e ações do Instituto, de acordo com a diretora, é extremamente importante para as cooperativas, pois tem reflexo instantâneo na comunidade. “Poderemos contar com uma metodologia certificada e premiada, que trará mais eficácia para as ações desenvolvidas. Isso impacta muito, pois estamos ofertando um bem muito precioso que é o conhecimento e o empoderamento das pessoas, para que elas conquistem os objetivos”, explica.

Impactar as comunidades parece ser, de fato, o grande objetivo da adesão ao Instituto Sicoob por parte das cooperativas. Natália Dias Fernandes, diretora adjunta de Recursos Humanos do Sicoob UniMais Mantiqueira, outra singular que tem Ponto de Atendimento (PA) em Leme (SP) e que também aderiu ao Instituto, revela que o apoio da organização fortalecerá o desempenho da cooperativa. “A parceria será de grande importância porque permitirá maior atuação na sociedade por meio do Cooperativismo e Empreendedorismo, Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Financeira, agregando conhecimento, informações e fortalecendo a educação financeira. Unidos colocaremos em prática os princípios do cooperativismo junto à sociedade.”

Enquanto por um lado as cooperativas têm como objetivo desenvolver as comunidades por meio do cooperativismo e da metodologia do Instituto, por outro lado a adesão também promove a união entre as próprias singulares. “Implantar as metodologias do Instituto Sicoob em Leme é um passo importante e desafiador que permite exercer, de fato, a intercooperação, não só entre as duas cooperativas singulares, mas também com as respectivas Centrais que estavam representadas por seus dirigentes máximos”, explica o superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim.

Embora ainda seja recente, a adesão aos programas e ações do Instituto Sicoob já tem atingido todas as frentes e tem impactado, inclusive, colaboradores das próprias cooperativas. É o que garante a analista de Recursos Humanos e Pessoa de Apoio Estratégico (PAE) do Sicoob UniMais Mantiqueira, Maria Fernanda Abdalla Chiaradia. “Os colaboradores que já participaram da sensibilização por meio do Voluntário Transformador (programa que capacita colaboradores a serem voluntários) estão muito entusiasmados. Percebemos que despertamos neles a vontade de não apenas ajudar ao próximo, mas também de mudar uma realidade. E o nosso objetivo é engajar cada vez mais o nosso time para fazer a diferença na sociedade.”

A própria Maria confessa que ao conhecer melhor a atuação do Instituto percebeu que as ações não se tratavam apenas da prática de filantropia. “O Instituto Sicoob busca a transformação social de modo perene, consciente e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que reforça a ideia de que o cooperativismo é uma filosofia que está ligada a uma causa muito maior por um mundo melhor, da qual eu faço parte e acredito muito. O Instituto Sicoob fez meus olhos brilharem.”

Além do evento de lançamento e do treinamento para colaboradores, a cidade de Leme ainda contou com a presença do Expresso entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março. Fruto de uma parceria entre a Central Sicoob Unicoob e o Sicoob Crediacil, a presença do ônibus não teve ligação direta com o lançamento do Instituto em Leme, já que a plataforma de estrutura móvel de ensino está em um programa itinerante que visitará nove cidades em sete estados e teve como primeira parada a cidade paulista. Porém, pela simples presença do ônibus na cidade já foi possível ver, na prática, uma das formas de como o Instituto pretende ser um agente transformador na sociedade: democratizando o acesso à educação por meio da oferta de cursos gratuitos para jovens e adultos pela modalidade de Educação à Distância (EAD).

Com tanta empolgação e empenho por parte dos colaboradores das cooperativas Crediacil e UniMais Mantiqueira, a população de Leme pode esperar ansiosa, pois é certeza que várias ações do Instituto Sicoob serão realizadas na cidade em busca da disseminação do cooperativismo, desenvolvimento das comunidades e divulgação da marca Sicoob.

 

 



VOLTAR