Acontece > Notícias


Investimento Social Privado é destaque no Workshop de Negócios do Sicoob Central Rio

19 de Dezembro de 2017
Instituto Sicoob

Cerca de 300 dirigentes e colaboradores do Sicoob Central Rio e de suas 9 filiadas participaram do painel do Instituto Sicoob promovido durante o 3º Workshop de Negócios. Com o tema “Investimento Social Privado: Estratégia para o Negócio”, a diretora executiva do Instituto Positivo traçou um histórico do crescimento do setor no país. Eliziane Gorniak pontuou que atualmente existem 137 organizações sociais privadas e que 25% destas investem pelo menos 20 milhões anualmente em seus programas e ações voltados para as comunidades.

Gorniak relatou que a era industrial estava focada na venda de produtos e serviços, a era da informação priorizou a diferenciação dos produtos e serviços e que atualmente, na era dos valores, os consumidores avaliam a empresa como um todo e espera destas uma comunicação verdadeira, partilhar ideais e quer sentir-se envolvido para defendê-la. A diretora executiva do Instituto Positivo concluiu destacando que o alinhamento do investimento social privado com o negócio não significa utilizar a área social mas sim, assumir um compromisso legítimo com a comunidade para solucionar um problema e que o resultado reputacional e de mercado vêm como consequência.

Neste sentido, a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Meridional e Conselheira de Administração da Central Unicoob, Solange Pinzon, elencou a prioridade no investimento dos programas e ações do  Instituto Sicoob e detalhou como esta relação com a comunidade tem fortalecido a marca, estreitado laços em sua região e por consequência ampliado os negócios de sua cooperativa de crédito.

O Sicoob Central Rio há um ano e oito meses tem no investimento social privado uma das estratégias para o seu negócio. Por meio dos programas e ações do Instituto Sicoob tem atuado nas comunidades do entorno de suas cooperativas filiadas com o objetivo de promover o desenvolvimento local e sustentável. São 43 colaboradores capacitados para serem voluntários das ações de educação cooperativista, financeira e ambiental.

Em 2017 além de palestras de educação cooperativista e financeira, o Instituto Sicoob no Rio implementou o Programa Cooperjovem em parceria com o Sescoop/RJ. Cento e doze professores de 41 escolas dos municípios de Campos, Maricá, Bom Jesus do Itabapoana, Vassouras e Mendes foram capacitados. O Concurso cultural foi trabalhado em 86 escolas atingindo diretamente a 7400 alunos e a cem professores. Também teve destaque a Semana Nacional de Educação Financeira que foi promovida em praça pública no centro do Rio de Janeiro. Sessenta colaboradores da Central e das cooperativas atenderam diretamente a 645 pessoas com palestras e consultoria financeira individualizada.

 



VOLTAR