Acontece > Notícias


Movimento Cooperjovem discute futuro da educação

09 de Outubro de 2019
Instituto Sicoob

Muita animação e aprendizado resumem o Movimento Cooperjovem, evento que aconteceu no último dia 3, no Fashion Hall, em Maringá (PR). O encontro, que também foi uma grande comemoração ao Dia do Professor, reuniu 450 educadores, entre professores e secretários de Educação dos municípios que participam do Programa Cooperjovem na área de atuação das cooperativas do Sicoob Unicoob.

A programação teve uma palestra com o jornalista Marcos Piangers, que falou sobre “A Escola do Futuro”. Autor do best-seller “O Papai é Pop”, com mais de 350 mil livros vendidos e lançados em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA, Piangers é especialista em novas tecnologias, criatividade, inovação e uma das maiores referências do País quando o assunto é paternidade.

Em sua fala, ele abordou a educação como parte do desenvolvimento humano em um mundo tomado por máquinas e por inovação. “O que precisamos trabalhar com os alunos e com as pessoas é o desenvolvimento do que temos de único e que nos diferencia da tecnologia, que é a criatividade, a inteligência emocional, o autoconhecimento, a autogestão, a capacidade de trabalho em equipe e muitos outros”, afirma.

Segundo Piangers, nos últimos anos, rodeadas de tecnologia, as pessoas começaram uma busca incessante para se tornarem mais produtivas. “Produção tem a ver com automação, com algoritmos e com máquinas. É diferente da inovação, que é uma característica propriamente humana. O humano é produtivo e é inovador, isso que o diferencia das máquinas”, explica.

Após a palestra, os professores participaram de dinâmicas cooperativistas com os professores João Carlos de Oliveira e Evandro Teixeira. O objetivo foi mostrar, de forma divertida, como as competências pessoais podem ser transformadas em atitudes geradoras de resultados e colaborar para o fortalecimento da cultura cooperativista no dia a dia escolar.

O Cooperjovem - Promover a cultura da cooperação a partir da inserção de uma proposta educacional construída com base nos princípios e valores do cooperativismo e da prática da cooperação. Essa é a proposta do Programa Cooperjovem, que é implementado pelo Instituto Sicoob nas escolas da área de atuação das cooperativas do Sicoob Unicoob e administrado pela equipe da Unidade de Desenvolvimento Cooperativo (UDC), da Central.

Por meio do programa, os alunos, educadores e a comunidade são estimulados a vivenciar valores essenciais como: cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e equidade, honestidade e ajuda mútua. O professor recebe uma formação em cooperativismo e o material de suporte para trabalhar o tema cooperação nas diversas disciplinas da grade curricular.

Para o gerente executivo da UDC do Sicoob Central Unicoob, Sérgio Gini, o Programa Cooperjovem é uma revolução que está sendo feita nas escolas. Para ele, a atuação dos profissionais da educação é essencial para o sucesso do programa. “Entendemos que esse é um movimento que vai mudar o País, porque tem na raiz a cooperação e o cooperativismo. Com certeza, esses dois fatores são fundamentais para darmos um rosto humano ao capitalismo e assim transformamos o Brasil em um País muito melhor para os nossos filhos e netos”, afirma Gini.
 



VOLTAR