Acontece > Notícias


Vencedores da etapa nacional do Concurso Cultural vão à Brasília receber prêmio

02 de Dezembro de 2019
Instituto Sicoob

O Concurso Cultural 2019 chegou ao fim! Davi Bagnolinn e Rebeca Neves são os vencedores da etapa nacional e vieram à Brasília, junto com suas mães e professoras responsáveis, celebrar a conquista e receber o prêmio (um notebook para o estudante vencedor, um kit multimídia para a escola e R$ 500,00 para a professora).

Rebeca Neves, de Vitória da Conquista – Bahia, vencedora da categoria Redação, escreveu um texto narrativo sobre como o cooperativismo pode ser a solução para problemas relacionadas ao consumo excessivo e falta de reciclagem. Davi Bagnolinn, morador de São José do Cerrito – Santa Catarina, ganhou na categoria desenho e fez um trator que limpava a água e plantava árvores. Ele contou que a solução foi pensada em homenagem ao seu avô, com quem coleciona memórias emocionantes.

Além dos vencedores, as mães e professoras responsáveis também participaram da premiação. Em um dia de muita emoção, as educadoras salientaram a importância de iniciativas como a do Concurso Cultural para o desenvolvimento pleno dos estudantes, ajudando-os a se tornarem adultos mais conscientes de suas decisões.

Neste ano, o tema do programa foi “Todo mundo ganha com a cooperação”. De junho a novembro de 2019, gestores escolares e professores receberam o Instituto Sicoob, conheceram o programa e engajaram mais de 60 mil alunos, levando-os à reflexão sobre consumo consciente e capitalismo.
Ao todo, 87 Singulares, de 15 Centrais, mobilizaram escolas das redes pública e privada para que participassem das duas categorias existentes. Estudantes do 3º ano participaram em forma de produção de desenhos e do 5º ano por meio de redação.

 “O objetivo do Concurso Cultural é difundir a cultura cooperativista. Neste ano, comprovamos novamente que o cooperativismo perpassa por todas as questões do dia a dia e seu principal impacto é trocar o olhar individualista pelo olhar coletivo”, comenta Daiane Landim, líder do programa.

CONCURSO CULTURAL - O Concurso Cultural contou com três fases de avaliação. Na etapa local cada escola fez uma pré-seleção dos três melhores trabalhos de cada categoria e envia à cooperativa Sicoob local, que encaminhou para a Central Sicoob as três redações e os três desenhos premiados na área de abrangência da singular. 
Em seguida, na etapa regional, cada Central Sicoob selecionou as três redações e os três desenhos premiados na região de abrangência e encaminhou ao Instituto Sicoob. Por fim, na etapa nacional, o Instituto Sicoob estabeleceu uma comissão avaliadora para definir um vencedor nacional para cada categoria.

PREMIAÇÃO
Etapa local
Aluno: kit escolar

Etapa regional
Aluno: bicicleta*
Professor: R$ 500,00
* Caso o aluno seja PNE, é possível solicitar a alteração do prêmio entrando em contato com o Instituto Sicoob.

Etapa nacional
Aluno: computador
Escola: Data show + caixa de som
 



VOLTAR