Quem somos


INSTITUTO SICOOB

O Instituto Sicoob nasceu em 2004 com o objetivo de difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Atualmente atua em território nacional e, por meio de ações conjuntas e integradas com cooperativas e organizações de todo o sistema Sicoob, busca o desenvolvimento social ao redor do local onde está inserido.

Com atuação baseada no sétimo princípio cooperativista, o “Interesse pela Comunidade”, e metodologia de trabalho fundamentada no quinto princípio, a “Educação, formação e informação”, a Instituição desempenha vários programas e projetos que abrangem os três eixos de atuação: Cooperativismo e Empreendedorismo, que busca orientar sobre o capitalismo consciente e uma economia compartilhada no contexto do cooperativismo; Cidadania Financeira, promovendo a justiça financeira no País; e o Desenvolvimento Sustentável, levando desenvolvimento às nossas comunidades.

Todas as ações são desenvolvidas por colaboradores voluntários do sistema Sicoob que, ao receberem capacitação para atuarem nas localidades em que as cooperativas estão inseridas, auxiliam no desenvolvimento e disseminação do cooperativismo. São eles que, de fato, movem o Instituto doando o próprio tempo, a energia, dedicação e o talento para o desenvolvimento dos projetos. São os nossos Voluntários Transformadores que mantêm o objetivo da Instituição vivo e pulsando.

Por se sentir parte responsável das comunidades, o Instituto Sicoob soma aliados, multiplica conquistas e trabalha conectando pessoas e convocando as novas gerações a encontrarem no cooperativismo o mundo colaborativo em que desejam viver.

MISSÃO

Difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

VISÃO

Ser reconhecido, até 2025, como a principal instituição na difusão da cultura cooperativista e na contribuição para o desenvolvimento sustentável do Sistema Sicoob e das comunidades.

VALORES

  • Cooperação;
  • Interesse pela comunidade;
  • Educação, formação e informação;
  • Compromisso socioambiental;
  • Voluntariado;
  • Empreendedorismo e Inovação

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

  • Promover o desenvolvimento sustentável;
  • Desenvolver líderes comunitários com cultura cooperativista;
  • Disseminar a cultura cooperativista.