Educação Financeira

Todo mundo tem problemas, no entanto, quando são de aspecto financeiro, o assunto perturba o bem-estar do indivíduo e acaba interferindo em todas as áreas de sua vida. Em tempos de crise, o assunto ganha maiores proporções e merece atenção. Entender o valor do dinheiro é um desafio e este aprendizado deve começar desde cedo na educação das crianças. Equilibrar os gastos entre as necessidades básicas, os objetivos e os sonhos é um ajuste que implica em mudanças de comportamento, hábitos e costumes. A Educação Financeira favorece um planejamento direcionado para ajudar a organizar as contas de uma pessoa, de uma família ou de uma atividade produtiva.

Na vanguarda desta necessidade, o Instituto Sicoob tem como um de seus pilares a Educação Financeira. Sensibiliza e empodera os funcionários que se propõem a difundir este conhecimento nas comunidades onde as cooperativas atuam. O voluntário do Instituto Sicoob é capacitado a orientar e repassar conceitos para contribuir no planejamento financeiro, criando uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro, bem como fortalecer ações para a autodisciplina e o controle do orçamento.

Palestras de Educação Financeira


As palestras de Educação Financeira são ministradas pelos voluntários em associações comunitárias, universidades, escolas públicas e privadas, entre outros. Abordam os seguintes temas: como as pessoas se relacionam com o dinheiro, o que têm feito para alcançar seus sonhos, como saber para onde vai o seu dinheiro, a importância de elaborar o orçamento, dívida e endividamento, e investimentos.