Acontece > Notícias


Sicoob doa R$ 112,3 mil para Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre

28 de Abril de 2022
Instituto Sicoob

O Sicoob realizou no dia 22 de abril um encontro com a equipe responsável pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), em Porto Alegre. O Sicoob, por intermédio do Instituto Sicoob, repassou para o Instituto do Câncer um total de R$ 112,3 mil. Os recursos são provenientes do Banco Sicoob, com base nas leis de Incentivo ao Desporto, no Fundo para a Infância e a Adolescência e no Fundo do Idoso.

O Instituto Sicoob tem o objetivo de difundir a cultura cooperativista e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. A sua atuação tem como base o sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade. 

“O ICI recebeu em 2021 o Prêmio de Melhor ONG do Brasil na área de saúde. É considerada uma das três melhores ONGs do Brasil e a melhor ONG do estado em todas as áreas. Nosso plano para 2022 é a ser a melhor ONG do país”, disse o superintendente do Instituto do Câncer Infantil, médico Algemir Lunardi Brunetto. O Instituto atua há 30 anos transformando a realidade de crianças e adolescentes com câncer no estado do Rio Grande do Sul, com uma equipe multidisciplinar, atendendo mensalmente, cerca de 300 pacientes. 

Participaram do encontro on-line, pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, o superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim; o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva; a diretora Administrativa da Central, Elisete Cavalieri; o supervisor do Instituto Sicoob SC/RS, Juliano Fernandes; a analista de Projetos, Elaine Dias; a assistente de Projetos, Deisi Cristiani Haag; a analista de Comunicação Mônica Melo Salgado; o diretor do Sicoob Vale do Vinho, José Guzzi e a supervisora de Comunicação e Marketing, Fernanda Favero. Representaram o Instituto do Câncer Infantil o superintendente Algemir Lunardi Brunetto e a gerente Institucional Valéria Foletto.

O encontro teve o intuito de formalizar o apoio do Sicoob ao Instituto do Câncer Infantil, de Porto Alegre. A diretora Elisete Cavalieri deu início ao encontro fazendo a apresentação da equipe do Sicoob. Em seguida, o presidente do Instituto Sicoob, Luiz Feltrim, apontou a importância do Sicoob Vale do Vinho e da Central SC/RS no desenvolvimento do trabalho do Instituto Sicoob. Feltrim explicou como funciona a lei de incentivo fiscal e a maneira como as instituições parceiras são escolhidas. “Buscamos entidades-modelo com importantes serviços prestados às comunidades e valores que tenham convergência com os propósitos do Sicoob, que é pensar em pessoas, na comunidade, para além das nossas fronteiras”.  

Feltrim acrescentou que é importante apoiar entidades fora do eixo Rio/São Paulo, ampliando o acesso aos recursos. Disse, ainda, que após este primeiro encontro, “seguiremos com a parceria”. 

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, destacou o papel desempenhado pelo Instituto na Central e também a importância do voluntariado. Na sequência, apresentou dados sobre a presença do Sicoob nos três estados do Sul e disse que “os associados e as comunidades são a razão da existência das cooperativas, que promovem justiça financeira e prosperidade”.   

O diretor do Sicoob Vale do Vinho, Vilson Guzi, fez um resumo da história da cooperativa, que hoje possui 40 mil associados, entre micro, pequenas e grandes empresas, “levando soluções financeiras e compartilhando os resultados”. Durante a apresentação, exibiu um vídeo produzido pela cooperativa demonstrando ações realizadas de acordo com o pensamento cooperativista, visando os interesses da comunidade. O Sicoob Vale do Vinho está localizado na área de atuação do ICI.

O superintendente do Instituto do Câncer Infantil, de Porto Alegre, Algemir Brunetto, disse que “é importante aprender com exemplos" e falou sobre a realização de um sonho nesses 30 anos à frente do Instituto.

O médico apontou o pioneirismo catarinense e apresentou os pilares que norteiam o ICI, que realiza diagnóstico e tratamento, cuida das famílias dos atendidos, produz pesquisa científica, e promove capacitação profissional e tratamento paliativo. A Casa ICI é a segunda a efetuar tratamento paliativo na América do Sul. 

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (colaborou Mônica Melo).



VOLTAR