Acontece > Notícias


Sicoob promove ações na Global Money Week 2022

20 de Maio de 2022
Instituto Sicoob

Em sua 10ª edição, a Global Money Week, que este ano ocorreu em março com o tema: “Construa o Seu Futuro: use seu dinheiro de forma inteligente”, é uma semana organizada pela Rede Internacional em Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE), e no Brasil a campanha é coordenada pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM). O objetivo principal da GMW é capacitar e gerar às crianças, adolescentes e jovens a conscientização sobre a importância de aprender a administrar suas finanças e ter uma relação mais saudável com o dinheiro, para que compartilhem os conhecimentos com suas famílias e respectivas comunidades.

Ao longo de 9 edições, a GMW, campanha que acontece anualmente, atingiu mais de 40 milhões de crianças e adolescentes em 175 países.

Para somar às ações durante a GMW 2022, 13 Centrais e 94 Cooperativas Singulares do Sicoob, com o apoio do Instituto Sicoob, organizaram 625 eventos que foram realizados em diversos municípios espalhados pelo país e beneficiaram 541.194 pessoas. Além disso, 202 ações foram promovidas no mesmo período alcançando 1.452.211 pessoas. Que tal conhecer algumas das inciativas realizadas?

O Sicoob Centro Oeste realizou, na escola Estadual de Itaúna, MG um evento gratuito sobre Educação Financeira. De acordo com a cooperativa, cerca de 120 pessoas foram atingidas com a ação, que contou com o apoio do professor e coordenador do curso técnico em Administração, Douglas César.

Para divulgação da GMW, o superintendente Davi Rocha e a assistente de Gestão de Pessoas, Raquel Freire, do Sicoob Tocantins, participaram da programação de rádios da região, comentando dicas de organização de finanças, gestão de gastos e economia financeira.

A analista de Economia do Sicoob Engecred, Gabriela Fernandes, voluntária responsável por ministrar uma palestra sobre Educação Financeira para alunos da Escola Cooperativista do Centro de Ensino em Período Integral Franciso Maria Dantas, GO, afirmou que o tema é importante desde infância, pois é assim que os jovens ficam saudáveis com as finanças em relação ao futuro, levando em conta os seus sonhos e objetivos. De acordo com o tema deste ano, a apresentação foi dinâmica e adaptada para que os alunos pudessem entender todas as informações e as soluções práticas para o uso correto do dinheiro.

O Sicoob Amazônia também contou a presença de mais 100 alunos em palestras organizadas para atender estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Burtiti, RO. Ao final da palestra, foi realizado sorteio de brindes para os estudantes. Além do munícipio de Burtiti, a cooperativa realizou 22 palestras em escolas e faculdades em seus três estados de atuação: Rondônia, Amazonas e Roraima.

As ações promovidas pelo Sicoob Fronteiras nas escolas e comunidade envolveu aproximadamente 400 crianças, jovens e adultos. Centenas de livros infantis foram distribuídos e peças teatrais foram apresentadas com foco nas finanças, como é o caso da “Poupa Pig”, que traz a história de uma porquinha bastante esperta, uma fada madrinha que ajuda crianças a

realizar seus sonhos a partir da poupança. “Esta campanha não atinge, por exemplo, apenas as crianças, mas também seus pais. O nosso objetivo principal é promover a reflexão quanto à relação de cada um com o dinheiro, com as suas finanças. A partir do momento que cada um faz essa avaliação e entende como isso faz diferença, a gente consegue contribuir para que cada pessoa busque e alcance o equilíbrio financeiro”, comenta a colaboradora do Sicoob Fronteiras, Gleiciellen Godoi, que também é voluntária do Instituto Sicoob.

Vivência sobre educação financeira, por meio da contação da história “Caio achou uma moedinha”, do Instituto Sicoob, com apoio da Caixa Mágica (uma caixa com objetos que auxiliaram na contação da história) foi uma atividade organizada pelo Sicoob Ceará, que com a entrega de um cofrinho, pediu para que as crianças participantes colocassem em prática o que foi contado ao longo da ação.

Realizado no município de Conceição do Coité, BA, o Sicoob Coopere realizou uma palestra para explicar o que é Educação Financeira abordando formas de economia e poupança, além de ressaltar o valor da gratidão para o sucesso e crescimento na vida.

A semana também contou com um concurso com o tema “Qual o seu sonho o que você faz ou pretende fazer para realizá-lo” promovido por cooperativas do Sicoob ES junto aos alunos do Ensino Fundamental I do Espírito Santo e Rio de Janeiro,

O Sicoob Confiança realizou, no Colégio Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, a contação de histórias sobre a importância de economizar e gastar o dinheiro de forma consciente. Cooperativas do Sicoob Central SC/RS também realizaram a contação de histórias com o livro “Miguel, Aninha e Dedé, ganharam um dinheirinho”. Essa ação contou com atividades lúdicas sobre a diferença do querer e precisar por meio de alguns objetos que eram mencionados no livro. Para reforçar o entendimento e o aprendizado, os alunos foram instigados a contar a história da sua maneira. Para fechar o encontro de um jeito muito divertido, a voluntária organizou um jogo de tabuleiro no chão com perguntas sobre o livro. Todos os alunos quando chegavam ao final eram premiados com um porquinho e um livro da Coleção Financinhas.

Já o Sicoob Crediridoce promoveu uma live com o tema: Educação Financeira. O bate-papo contou com o gerente de Negócios, André Lemos, e Danilo Soares, representando do Instituto Sicoob. No Rio, o Sicoob Fluminense, através dos seus voluntários sob a coordenação da assistente social, Maria Clara de Oliveira, programou palestras, rodas de conversas e diversas dinâmicas.

O Sicoob Cooplivre realizou um concurso com as escolas municipais de quatro cidades (Elias Fausto, Jumirim, Capivari e Cardeal) através do programa “Se Liga Finanças On-line”. A ação impactou aproximadamente 230 alunos (total de alunos do 9º ano das 4 escolas).

Em Belém, PA, em parceria com o projeto “Por Uma Nova Vida”, o Sicoob Unidas realizou um encontro com a apresentação e ação de Clínicas Financeiras. Ao todo, sete das 50 mulheres participantes do projeto foram atendidas pelo programa oferecido pela cooperativa, que tem como objetivo concluir o atendimento a todas até o fim deste ano.

Para finalizar, o Sicoob Unimais Metropolitana junto ao grupo Via Quatro, que visa levar mensalmente orientações financeiras aos transeuntes das estações de metrô, promoveu uma ação de Clínicas Financeiras na estação Faria Lima, em São Paulo. Com um grupo de seis voluntários, a clínica atendeu cerca de 25 pessoas que se encontravam em situações de endividamento e não sabiam por onde iniciarem o seu planejamento financeiro.

A GMW acabou, mas você ainda pode usufruir dos programas de educação financeira do Instituto Sicoob. A plataforma Clínicas Financeiras Virtuais foi desenvolvida com o objetivo de conectar orientadores financeiros voluntários do Instituto Sicoob com usuários pessoas físicas ou microempreendedores individuais que procuram por consultorias financeiras. Acesse: clinicasfinanceiras.sicoob.com.br e agende a sua consultoria financeira gratuitamente.



VOLTAR